A importância da mudança de hábitos

O que você prefere: Perder peso para o verão ou emagrecer a longo prazo e se manter magro?
Se o seu objetivo é a segunda opção, então fuja das dietas restritivas e procure ajuda para mudar hábitos.
As dietas que restringem alimentos são as mais comuns, porém, são as mais ineficientes. Adotando-as, você até pode perder peso nas primeiras semanas, mas, é comprovado que a maioria das pessoas abandona a dieta, recupera todo o peso que perdeu e, muitas vezes, ainda ganha mais peso. Isso acontece porque esse tipo de regime priva o paciente de comer, causando culpa e desmotivando sempre que algo “errado” é ingerido, causando o famoso “efeito sanfona”.
O jeito mais eficaz de perder peso e manter essa perda é através da mudança de práticas, criando hábitos saudáveis e mantendo uma relação mais benéfica com a comida.
Um estudo da University College de Londres, mostrou que um hábito é adquirido após ser repetido diariamente por, em média, 66 dias. Ou seja, para que você consiga mudar o comportamento e passe a se alimentar de forma mais saudável, é necessário que siga o novo cardápio por, mais ou menos, 66 dias. 
Isso não quer dizer que, se em um dia no meio destes 66, você comer algo não-saudável estará pondo tudo a perder. Mas é necessário ter em mente que quanto mais você repete a prática, mais o cérebro entende a nova rotina e passa a substituir os antigos hábitos. Além disso, quanto mais difícil for a mudança de comportamento, mais tempo demora pro hábito ser formado.

Dra. Laira Metzen
Médica
Pós-graduada em nutrologia
CRM - 23556
http://www.lairametzen.com.br/

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: