A Ortorexia Nervosa

A Ortorexia Nervosa é um distúrbio do comportamento alimentar, caracterizada por uma obsessão por “comer saudável”.

Quem sofre com a doença apresenta uma preocupação excessiva com a qualidade da alimentação. Exclui e limita vários tipos de alimentos, porém, não faz a substituição adequada desses nutrientes e, por isso, pode apresentar quadros de carências nutricionais.

O distúrbio pode fazer com que a pessoa passe várias horas do seu dia apenas planejando quais alimentos consumirá. Comer fora de casa é um problema e, por conta disso, o paciente deixa de frequentar reuniões sociais e jantares, já que não quer “cair na tentação”. Culpa-se absurdamente se quebra as regras alimentares.

Por causa desse comportamento, a Ortorexia Nervosa causa o isolamento e depressão.

A Ortorexia Nervosa é uma doença “disfarçada de virtude” e, por isso, é difícil de ser diagnosticada. É muito comum que quem sofra com o transtorno não procure ajuda, pois acredita que seu pensamento e maneira de viver são corretos e saudáveis.

Comer de maneira correta e buscar a saúde são os ideais para o nosso organismo não adoecer, mas quando o objetivo de vida da pessoa passa a ser apenas a alimentação e os exercícios físicos, significa que está na hora de buscar a ajuda de um profissional.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: