A relação da fibromialgia com o intestino

A fibromialgia é caracterizada pela duração prolongada de dor generalizada, que pode durar de meses a anos, e, quase sempre, está associada a algum processo de doença crônica. Essa doença é mais comum em mulheres entre 35 e 60 anos.
Estudos mostram que a a fibromialgia é a segunda doença mais comum que afeta ossos e músculos, atrás apenas da artrite.
Mas você sabia que, além da dor óssea e muscular, a fibromialgia pode causar problemas no intestino?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Canadense de Pesquisa Intestinal, a fibromialgia e a síndrome do intestino irritável são doenças que frequentemente coexistem. A síndrome do intestino irritável tem sintomas como dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação.
Dos pacientes com fibromialgia entrevistados neste estudo, 70% apresentavam a síndrome do intestino irritável; enquanto isso, 65% dos pacientes com síndrome do intestino irritável tinham também sintomas de fibromialgia.
Um outro estudo realizado em Los Angeles tentou explicar esta condição demonstrando que o intestino delgado das pessoas com fibromialgia apresentam uma proliferação de bactérias acima do normal, o que causa sintomas iguais aos da síndrome do intestino irritável e pode ser uma  explicação para a correlação das doenças.
Para saber mais, visite o site: lairametzen.com.br

Dra. Laira Metzen
Médica
CRM - 23556

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: