A relação da fibromialgia com o intestino

A fibromialgia é caracterizada pela duração prolongada de dor generalizada, que pode durar de meses a anos, e, quase sempre, está associada a algum processo de doença crônica. Essa doença é mais comum em mulheres entre 35 e 60 anos.
Estudos mostram que a a fibromialgia é a segunda doença mais comum que afeta ossos e músculos, atrás apenas da artrite.
Mas você sabia que, além da dor óssea e muscular, a fibromialgia pode causar problemas no intestino?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Canadense de Pesquisa Intestinal, a fibromialgia e a síndrome do intestino irritável são doenças que frequentemente coexistem. A síndrome do intestino irritável tem sintomas como dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação.
Dos pacientes com fibromialgia entrevistados neste estudo, 70% apresentavam a síndrome do intestino irritável; enquanto isso, 65% dos pacientes com síndrome do intestino irritável tinham também sintomas de fibromialgia.
Um outro estudo realizado em Los Angeles tentou explicar esta condição demonstrando que o intestino delgado das pessoas com fibromialgia apresentam uma proliferação de bactérias acima do normal, o que causa sintomas iguais aos da síndrome do intestino irritável e pode ser uma explicação para a correlação das doenças.
Para saber mais, visite o site: lairametzen.com.br
Dra. Laira Metzen
Médica
CRM - 23556
Depoimentos:
Fale conosco:
Matérias e artigos relacionados:
Reposição de vitaminas pós-Covid-19
A Covid-19 pode atingir diversos órgãos. Depois que a doença passa, muitos ficam com sequelas. E o pior: Os sintomas pós-Covid podem aparecer tanto em quem teve a forma grave da doença quanto em quem teve apenas sintomas leves.
Saiba maisComo os alimentos podem ajudar a diminuir a dor?
A alimentação tem mais influência do que a maioria das pessoas imagina no bem-estar. Muitos estudos demonstram que os alimentos podem ajudar como também prejudicar as dores crônicas.
Saiba mais