Como a alimentação influencia na inflamação?

Como a alimentação influencia na inflamação?
A alimentação é a responsável por fornecer grande parte dos nutrientes responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. Porém, quando baseada em produtos ultra processados e industriais, ela torna-se a vilã, fazendo o corpo absorver nutrientes nocivos. Aí, o corpo responde essa invasão com células de defesa que, quando estão atuando, acabam criando inflamação.
Porém, assim como influenciam no aparecimento da inflamação, os alimentos podem também ajudar a lidar com as inflamações que já estão ativas.
Quando atuam para ajudar a diminuir as inflamações, os alimentos agem diretamente nos genes anti-inflamatórios.
Para mostrar isso na prática, pesquisadores brasileiros, do Laboratório de Biogenômica da UFSM, estão testando o poder anti-inflamatório dos alimentos. Para isso, os estudiosos pegam pedaços de alimentos, como, por exemplo, a polpa do abacate. Depois, misturam o alimento com sangue dos pacientes voluntários.
A revelação do poder de combater a inflamação de cada alimento acontece com um líquido azul, que muda de tom conforme o índice de inflamação no sangue.
Com esse estudo, a conclusão é que alimentos como brócolis, gengibre, alho e limão estão entre os com maior poder de combater inflamações. Porém, para saber quais os alimentos anti-inflamatórios são os mais recomendados para você, é importante sempre procurar e ter o acompanhamento de um especialista.
Para saber mais, visite o site: lairametzen.com.br
Dra. Laira Metzen
Médica
CRM – 23556

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados:

  • O consumo do glúten

    O glúten é uma proteína encontrada em cereais como o trigo, centeio, aveia e cevada. Existem 3 doenças relacionadas a ele.
    Saiba mais

  • A obesidade infantil no Brasil

    A prevalência de obesidade infantil no Brasil subiu 240%nos últimos vinte anos. A principal causa é alimentação inadequada e pouca atividade física.
    Saiba mais