Conheça alimentos que causam dor e inflamação

Existem dois tipos de processos inflamatórios que acontecem no organismo: O de alto grau, que pode ocorrer após uma lesão, e o de baixo grau, que pode durar anos.
Esse segundo tipo começou a ser estudo por especialistas há 10 anos. Ele não apresenta sintomas específicos, por isso é denominado doença “silenciosa”. Um dos sintomas inespecíficos que essa condição ocasiona é o que chamamos de dor crônica, dor sem causa detectada.
A alimentação tem relação direta com esse tipo de inflamação, já que é a responsável pela produção dos “mediadores inflamatórios”, substâncias que podem diminuir ou aumentar os processos inflamatórios.
Existem vários alimentos que pioram o quadro inflamatório. Um exemplo é a gordura saturada e insaturada que pode ser confundida pelo corpo como uma bactéria (A parede celular das bactérias é revestida com uma camada desse tipo de gordura). Então, o corpo detecta a gordura e ativa o início da inflamação de baixo grau. E esse é apenas um exemplo. Outros alimentos que podem causar o mesmo problema são: Frituras, ultra processados, carnes vermelhas, embutidos, ômega 6 em excesso, açúcar refinado e óleos vegetais.
Vale lembrar que o ideal para diminuir qualquer processo inflamatório é ter uma dieta balanceada, com prioridade para alimentos in natura, além da prática de exercícios físicos, que ajudam a regular o metabolismo. E para saber mais sobre o assunto e ter indicações mais precisas de como adotar uma dieta anti-inflamatória, procure um médico especialista.
Para saber mais, visite o site: lairametzen.com.br
Dra. Laira Metzen
Médica
CRM – 23556
Depoimentos:
Fale conosco:
Matérias e artigos relacionados:
A influência da alimentação na saúde mental
Não é novidade que a alimentação pode fazer muita diferença na saúde do corpo. Mas você sabia que ela pode influenciar, até mesmo, sua saúde mental?
Saiba maisEmagrecimento e os hormônios que dão saciedade
Em entrevista ao programa Ver Mais da Ric Record, a Dra. Laira Metzen ensina sobre a mecânica dos hormônios que dão saciedade e seu papel fundamental no emagrecimento.
Saiba mais