Diabetes e a saúde mental

A ansiedade e a depressão são comuns em pacientes portadores de Diabetes. E, antes de qualquer tratamento, é importante levar isso em consideração.

O estresse libera Cortisol e Adrenalina, que atuam como hormônios de “reação” e preparam o corpo para uma “batalha”.

Com a tensão produzida pelo estresse, há dificuldade na produção da insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam. Ou seja, não é apenas a alimentação que influência nos níveis de Glicose do corpo.

Outra situação muito comum são pacientes que chegam ao consultório com dietas ultrapassadas, que privam a pessoa de ter prazer ao se alimentar e que trazem desconforto e desânimo para comer.

O paciente deve ser visto como singular e cada causa da insulina descompensada deve ser avaliada como um todo, já que vai muito além da alimentação. A saúde mental faz toda a diferença para tratar ou prevenir a doença.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados:

  • Sentar é o novo fumar!

    Ser sedentário pode ser extremamente prejudicial para a saúde porque o organismo humano não foi feito para ficar parado. É sobre isso que a Dra. Laira Metzen falou na entrevista dada ao Programa Ver Mais.
    Saiba mais

  • O acompanhamento nutrológico e seus benefícios para autistas

    Quem convive com autistas sabe que eles comumente sofrem com constipação, diarreia, gases, inchaço abdominal e outros sintomas gástricos. A causa pode estar ligada a uma disfunção enzimática encontrada nesses pacientes, que não conseguem digerir proteínas como o glúten (presente na farinha) e a case
    Saiba mais