Diabetes e a saúde mental

A ansiedade e a depressão são comuns em pacientes portadores de Diabetes. E, antes de qualquer tratamento, é importante levar isso em consideração.

O estresse libera Cortisol e Adrenalina, que atuam como hormônios de “reação” e preparam o corpo para uma “batalha”.

Com a tensão produzida pelo estresse, há dificuldade na produção da insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam. Ou seja, não é apenas a alimentação que influência nos níveis de Glicose do corpo.

Outra situação muito comum são pacientes que chegam ao consultório com dietas ultrapassadas, que privam a pessoa de ter prazer ao se alimentar e que trazem desconforto e desânimo para comer.

O paciente deve ser visto como singular e cada causa da insulina descompensada deve ser avaliada como um todo, já que vai muito além da alimentação. A saúde mental faz toda a diferença para tratar ou prevenir a doença.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados:

  • Dietas de rápido emagrecimento realmente funcionam?

    Será que o famoso projeto verão, com dietas restritivas para emagrecer rápido, funciona mesmo? Fui até o Programa Charme da TV Galega conversar sobre isso! Confira a entrevista:
    Saiba mais

  • Conheça a Dieta Low Carb Paleolítica Restritiva

    Na era Paleolítica, nossos ancestrais possuíam uma alimentação muito diferente da nossa: caçavam e, por isso, comiam muita carne e nada de carboidratos. E é baseada nessa alimentação que surgiu a dieta “Low Carb Paleolítica Restritiva”.Quer entender mais sobre essa dieta? Dê play no vídeo e confira:
    Saiba mais