O que é uma dieta inflamatória e por que ela é prejudicial à saúde?

O que é uma dieta inflamatória e por que ela é prejudicial à saúde?
Muitas pessoas possuem uma alimentação repleta de alimentos ultra processados e cheios de gordura. Essas pessoas não sabem, mas, provavelmente, possuem uma dieta inflamatória.
Quando fraturamos algum lugar, o organismo se mobiliza para fazer com que o sistema imunológico cure a região. Por isso, o fluxo sanguíneo aumenta no local, criando uma inflamação. Semelhante ao que acontece quando machucamos alguma parte exterior do corpo, onde o local afetado fica vermelho e inchado, o mesmo também ocorre com os órgãos internos do corpo.
Quando o paciente possui uma dieta inflamatória, o corpo confunde a gordura vinda dos alimentos com, por exemplo, bactérias, que são revestidas com uma camada de gordura. É por essa confusão que alimentos inflamatórios ativam indevidamente o sistema de defesa do corpo, causando inflamações.
A inflamação, por si só, é um processo natural e necessário para o bom funcionamento do corpo, principalmente para curar lesões, como explicamos. Porém, quando acontece sem razão e vira um problema crônico, que é o caso da dieta inflamatória, pode causar diversas doenças, como cânceres, cardiopatias, diabetes, atrites, etc.
Para se prevenir desse tipo de problema, você deve procurar um especialista que irá recomendar uma dieta anti-inflamatória que seja adequada para o seu corpo.
Dra. Laira Metzen
Médica
CRM – 23556
Depoimentos:
Fale conosco:
Matérias e artigos relacionados:
Doenças ligadas ao Glúten
Conheça melhor as três doenças ligadas à proteína do Glúten: a Doença Celíaca, a Alergia ao Trigo e a Intolerância ao Glúten.
Saiba maisA influência da alimentação na saúde mental
Não é novidade que a alimentação pode fazer muita diferença na saúde do corpo. Mas você sabia que ela pode influenciar, até mesmo, sua saúde mental?
Saiba mais