O que é uma dieta inflamatória e por que ela é prejudicial à saúde?

O que é uma dieta inflamatória e por que ela é prejudicial à saúde?
Muitas pessoas possuem uma alimentação repleta de alimentos ultra processados e cheios de gordura. Essas pessoas não sabem, mas, provavelmente, possuem uma dieta inflamatória.
Quando fraturamos algum lugar, o organismo se mobiliza para fazer com que o sistema imunológico cure a região. Por isso, o fluxo sanguíneo aumenta no local, criando uma inflamação. Semelhante ao que acontece quando machucamos alguma parte exterior do corpo, onde o local afetado fica vermelho e inchado, o mesmo também ocorre com os órgãos internos do corpo.
Quando o paciente possui uma dieta inflamatória, o corpo confunde a gordura vinda dos alimentos com, por exemplo, bactérias, que são revestidas com uma camada de gordura. É por essa confusão que alimentos inflamatórios ativam indevidamente o sistema de defesa do corpo, causando inflamações.
A inflamação, por si só, é um processo natural e necessário para o bom funcionamento do corpo, principalmente para curar lesões, como explicamos. Porém, quando acontece sem razão e vira um problema crônico, que é o caso da dieta inflamatória, pode causar diversas doenças, como cânceres, cardiopatias, diabetes, atrites, etc.
Para se prevenir desse tipo de problema, você deve procurar um especialista que irá recomendar uma dieta anti-inflamatória que seja adequada para o seu corpo.

Dra. Laira Metzen
Médica
CRM – 23556

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: