O seu filtro solar é seu amigo ou inimigo? Fique de olho!

Os filtros e protetores solares são substâncias que, quando aplicadas sobre a pele, protegem da ação dos raios ultravioletas do sol (UVB), responsáveis pela queimadura.

O FPS (sigla encontrada no produto) significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (é aquele número que vem impresso bem grande na embalagem).

Teoricamente, quanto mais alto é o FPS do seu protetor solar, mais tempo você pode ficar ao sol, sem ficar vermelho e queimar.

Mas estudos recentes mostraram que o protetor pode não ser tão eficiente assim! Descobriram que o raio UVA é mais nocivo que o UVB, causando câncer e envelhecimento e manchas na pele. Um bom filtro solar deve conferir alta proteção contra UVA também.

No rótulo da maioria deles estará escrito: proteção UVB/UVA. Porém, grande parte dos produtos existentes no mercado tem uma proteção UVA de curta duração, e, por ironia, inativam-se assim que expostos ao sol (problema que não vem explícito no rótulo).
Basicamente, os filtros UVA de longa duração são o Tinosorb S e M (proteção UVA e UVB de longa duração).

É bom lembrar sempre que, além de um bom protetor solar, deve-se: evitar os horários em que sol está mais forte e, sempre que possível, usar chapéus, bonés e óculos. Além de se manter sempre hidratado com muita água.

Esses cuidados serão determinantes para sua saúde e de sua família no futuro!

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: