Prevenção na terceira idade

Durante quase um terço da vida, a maturação do sistema nervoso promove força e aumento da massa muscular. No entanto, conforme a idade avança, o sistema nervoso começa a sofrer uma lenta e contínua redução de suas funções.
Manter a independência, a qualidade de vida e a saúde são elementos cruciais para a população idosa. Uma das muitas ameaças à vida independente, com a chegada da idade, é a perda de massa e função muscular, conhecida como sarcopenia.

A sarcopenia pode levar a deficiências funcionais e limitações de mobilidade que estão relacionadas a outras síndromes geriátricas, propensão de quedas, imobilidade e, até mesmo, morte.
A força e o desempenho físico tendem a diminuir com a idade, e a desnutrição vem associada. Por isso, as intervenções nutricionais podem contribuir para prevenir o desenvolvimento da sarcopenia.
A ingestão de proteínas, alimentação adequada, muita água, sono de qualidade e a realização de atividades físicas são os principais estímulos anabolizantes para a síntese proteica muscular e melhora da saúde da população em geral, sendo a prevenção o melhor remédio.

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: