Prevenção na terceira idade

Durante quase um terço da vida, a maturação do sistema nervoso promove força e aumento da massa muscular. No entanto, conforme a idade avança, o sistema nervoso começa a sofrer uma lenta e contínua redução de suas funções.
Manter a independência, a qualidade de vida e a saúde são elementos cruciais para a população idosa. Uma das muitas ameaças à vida independente, com a chegada da idade, é a perda de massa e função muscular, conhecida como sarcopenia.
A sarcopenia pode levar a deficiências funcionais e limitações de mobilidade que estão relacionadas a outras síndromes geriátricas, propensão de quedas, imobilidade e, até mesmo, morte.
A força e o desempenho físico tendem a diminuir com a idade, e a desnutrição vem associada. Por isso, as intervenções nutricionais podem contribuir para prevenir o desenvolvimento da sarcopenia.
A ingestão de proteínas, alimentação adequada, muita água, sono de qualidade e a realização de atividades físicas são os principais estímulos anabolizantes para a síntese proteica muscular e melhora da saúde da população em geral, sendo a prevenção o melhor remédio.
Depoimentos:
Fale conosco:
Matérias e artigos relacionados:
Glicação: um pulo para uma velhice sem saúde
Dietas ricas em carboidratos (principalmente carboidratos refinados) aceleram um processo conhecido como Glicação.
Saiba maisComo a alimentação influencia seu envelhecimento
Você sabia? O consumo excessivo de açúcar, além de todos os malefícios já conhecidos, acelera o envelhecimento da pele.
Saiba mais