Reposição de vitaminas pós-Covid-19

A Covid-19 pode atingir diversos órgãos. Depois que a doença passa, muitos ficam com sequelas. E o pior: Os sintomas pós-Covid podem aparecer tanto em quem teve a forma grave da doença quanto em quem teve apenas sintomas leves.
Entre as principais sequelas relatadas pelos pacientes que sofreram com a doença estão a fraqueza e a perda de peso, que pode estar também associada ao comprometimento do olfato, sintoma que diminui o apetite.
Por conta disso, venho trabalhando em meu consultório com muitos pacientes que passaram pelo Covid-19 e estão sofrendo com esses problemas.
Na nutrologia, podemos ajudar a melhorar esses sintomas com algumas medidas:
- Focar em dietas ricas em alimentos que contenham nutrientes importantes para o metabolismo do corpo, como proteínas, vitaminas e minerais;
- Evitar o excesso de açúcares e gorduras;
- Melhorar os níveis de vitamina D nos pacientes com deficiência desse nutriente, já que essa vitamina é fundamental para processos metabólicos relacionados à melhora da imunidade, além de atuar em processos corporais de defesa contra infecções e na formação dos glóbulos brancos;
- Aumentar a massa magra, já que quem ficou acamado pela doença sofre uma grande perda de massa muscular. Para isso, são recomendados uma dieta saudável, rica em antioxidantes, suplementação nutricional (quando necessário) e exercícios físicos regulares, sempre levando em conta o limite de cada paciente.
Essas são algumas medidas adotadas na nutrologia para ajudar na recuperação do Covid-19, porém, os tratamentos podem variar quadro a quadro. Para o correto diagnóstico, é importante procurar um profissional da área.
Dra. Laira Metzen
Médica
CRM – 23556

Depoimentos:

Fale conosco:

* Preenchimento obrigatório

Matérias e artigos relacionados: